Marketing Digital-Tudo O Que Se Precisa Saber

O que Você Realmente Precisa Saber Sobre Marketing Digital e Ninguém Nunca te Contou

tudo sobre marketing digitalTudo sobre marketing digital. Bom, talvez esse tenha sido um título exagerado. Mas ele mostra como no marketing digital há uma tendência em aumentar as coisas.

Um ponto a ressaltar é que existem diversas nomenclaturas: marketing digital, marketing multinível, marketing de afiliados, etc…

Mas no fim das contas tudo se resume a marketing somente.

…E O QUE É MARKETING?

Segundo Philip Kotler:

Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial lucro.

De qualquer forma, neste artigo você vai descobrir tudo sobre marketing digital ou quase tudo que você precisa saber para ter sucesso nesse mercado e para não cair em algumas armadilhas.

Conteúdo é QUASE tudo no Marketing Digital 

 tudo sobre marketing digital alvo

Para saber tudo sobre marketing digital você precisa compreender a mudança que está ocorrendo no mundo.

Estamos vivendo uma mudança de era em que o velho marketing (outbound marketing) está sendo substituído pelo novo marketing (inbound marketing).

Antigamente a propaganda era baseada na intromissão.

Nada mais chato do que você, por exemplo, assistir a um filme na Globo  e ter que ver o filme dividido em várias partes graças aos comerciais.

Hoje com a Netflix, por exemplo, você não é mais interrompido enquanto está assistindo a um filme.

Com esse cenário, cada vez mais real, como fazer marketing? A resposta é simples: através de conteúdo.

CRIE CONTEÚDO E SAIA NA FRENTE.

Você cria conteúdo para atrair. Você cria conteúdo para se relacionar e você cria conteúdo para vender. Só que não é simplesmente criar qualquer tipo de conteúdo.

Quando se fala que o conteúdo é quase tudo sobre marketing, é importante ressaltar que o marketing de conteúdo é feito para um público alvo específico e para  resolver uma dor desse público alvo.

Entenda dor como um problema específico por que uma pessoa passa: a dificuldade para perder peso; como trabalhar na internet; como adestrar cães ….

O conteúdo que não é direcionado, pode-se dizer que é praticamente inútil.

Ao seus conteúdos produzir, veja, ouça e perceba o ambiente ao redor com os olhos, ouvidos e sentidos do seu público alvo. Ele deve,além de ser útil, prender a atenção do seu leitor criando um vínculo com ele.

Na definição de marketing que vimos acima, Kotler nos deixa claro que temos que satisfazer as necessidades do público mas que também temos que lucrar com isso.

O fim é sempre a venda e as pessoas só compram de quem elas conhecem, gostam e confiam. Nessa exata ordem: conhecer > gostar >confiar!

É através do conteúdo que você disponibiliza que essa rota será seguida por seu Prospect até o momento certo para sua proposta de venda.

VENDE-SE DE TUDO PELA INTERNET(MAS NÃO É TÃO FÁCIL ASSIM)

No livro A CAUDA LONGA, Chris Anderson, mostrou que como a internet cada vez mais crescia — e ainda cresce — o mercado de nichos cresce em detrimento ao mercado de massa.

Na prática, isso significava o surgimento de produtos e conteúdos feitos para pequenas parcelas da sociedade. Esse conceito cada vez mais se torna realidade. Cada vez mais produtos de nicho são vendidos na internet.

No entanto, o que quase ninguém fala é que não é todo mundo que ganha dinheiro com marketing digital. Tem muita gente que tenta vender como afiliado e não consegue. Tem muito curso no Hotmart que não passou de dez vendas.

Isso acontece justamente porque a maioria dos que se aventuram no marketing digital esquece do ponto principal: agradar e conquistar o público para depois fazer sua oferta.

Sei que muitos irão discordar e dizer: — Consigo vender somente fazendo anúncios no Facebook!

Ótimo, mas lembre-se que você está plantando em terra alheia. Pode até ter sucesso durante determinado tempo mas e se as regras mudarem? Pense nisso.

AS REDES SOCIAIS SÃO IMPORTANTES APENAS QUANDO BEM UTILIZADAS

 

Quando se fala em marketing digital é impossível não se pensar em redes sociais. Elas é que fazem bilhões de pessoas todos os dias acessarem a internet. No entanto, as redes sociais quando mal usadas acrescentam muito pouco a uma estratégia de marketing digital.

Por exemplo, muita gente tem página no Facebook, algumas curtidas, mas possui zero engajamento. O que adianta isso? Muito pouco.

Não adianta nada você ter milhares de curtidas se as pessoas não veem o que você posta, ou ainda pior, ignoram suas postagens. Essas curtidas são chamadas de métricas de vaidade.

Portanto, não adianta apostar em redes sociais e nem em conteúdo se você não tiver uma estratégia por trás disso. Desse jeito não funciona. Além disso, alguns números  sem engajamento não valem de nada.

NÃO É SIMPLES FICAR NA PRIMEIRA POSIÇÃO NO GOOGLE

marketing digital SEO

Mais uma verdade que você precisa saber.

Muita gente fala que não é preciso investir em publicidade para ganhar dinheiro na internet através do marketing digital. Para confirmar isso usa-se o argumento de que é possível posicionar um blog, sem investimento, na primeira posição do Google.

Isso tudo é verdade, porém, conseguir isso é uma proeza que leva tempo. Não é do dia para a noite que o seu blog estará na primeira página do Google. Para alcançar tal feito você vai ter que se esforçar bastante, pois existem sites e blogs maiores que estarão disputando essa posição com você.

Para não ficar para trás e não gastar rios de dinheiro com profissionais em SEO, você terá que investir tempo e até mesmo alguns reais aprendendo e aplicando técnicas de SEO, ou seja: otimizar seu conteúdo para os motores de busca do Google.

Leva algum tempo para surtir efeito mas é o caminho mais eficaz e com potencial para gerar lucros.

Nesse artigo você viu quase tudo sobre marketing digital ou pelo menos tudo que a maioria dos profissionais prefere não comentar, mas que faz parte do dia a dia de quem quer ter um negócio online.

Você já conhecia tudo sobre marketing digital? Responda ‘sim’ o ‘não’ aqui embaixo nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *