Marketing de Atração – Estratégia Matadora Para Afiliados

Marketing de Atração, você já ouviu falar? Provavelmente sim, pois esse é um termo muito empregado no Marketing Digital nos dias atuais.

Um ponto curioso se levarmos em consideração que 2 entre 10 empreendedores nessa nova era digital emprega de fato a estratégia do marketing de atração ou Imbound Marketing como muitos chamam.

Ao contrário do Outbound Marketing com sua mensagem intrusiva e fria, focada no produto e características, o Imbound Marketing atrai de forma calorosa e sedutora o potencial lead por meio de uma mensagem focada em soluções e benefícios.

Para que você possa ter uma melhor ideia em relação ao que estou falando, trouxe para você essa série de vídeos dos anos 60 e 70 do canal Humberto Ponto para te fazer uma única pergunta: eles funcionariam hoje?

Provavelmente sim, funcionariam para uma parcela da população que não se atualizou e ainda vive sem conexão à internet e não possui perfis nas redes sociais.

São pessoas que em sua maioria nasceram em uma época pre-internet onde a tecnologia era apenas um vislumbre de mentes mais ousadas.

Essas pessoas além de terem dificuldades para compreenderem os avanços tecnológicos, não olham com bons olhos toda essa evolução.

Elas representam 70 milhões de brasileiros segundo dados do UOL notícias.

Os motivos dessa falta de atualização são vários, desde problemas econômicos à falta de interesse pessoal, isso não é o foco da matéria.

Notou uma semelhança entre os comerciais?

Todos sem exceção focam nas características dos produtos e falam sempre de suas qualidades e de como eles são superiores à concorrência, usam e abusam de superlativos como o mais, o melhor, o super…

Naquela época esse tipo de comunicação funcionava bem porque os consumidores não tinham o acesso à informação que temos na atualidade onde uma rápida consulta na web pode nos fornecer todos os dados de qualquer produto.

O consumidor moderno não quer saber o quanto seu produto é foda nem das suas características que podem ser lidas no site do fabricante a qualquer momento.

Ele quer muito mais informação, quer saber quais os benefícios que a oferta trará para sua vida e como a tornará melhor, entende?

A forma de conquistar o cliente mudou assim como os meios de comunicação evoluíram.

No marketing de atração moderno o que importa é chamar a atenção do cliente com informação de valor

Essa informação tem o único propósito de sanar uma dúvida ou uma dor do seu cliente.

Entenda dor como algo que incomoda não apenas fisicamente mas que traz um desconforto geral.

Imagine um jovem de 25 anos que está acima do peso.

Ele tem vergonha de se expor.

Não vai à praia nem se diverte muito durante o futebol com os amigos porque não consegue um bom desempenho.

Sua dor é sentir-se fora dos padrões considerados “normais” entre a juventude.

Agora imagine que você tenha a solução do problema desse jovem através do programa MEU JEITO DE EMAGRECER que oferece a oportunidade de conhecer um método único e cientificamente comprovado de emagrecimento sem grandes sacrifícios adaptando-se ao seu estilo de vida e ainda gerando resultados extraordinários em pouquíssimos dias.

Isso parece ser bom demais não é?

Note que o foco não está no produto em si, mas nos diversos benefícios cuidadosamente mencionados durante o texto.

  • Método comprovado, ou seja é seguro e foi testado,
  • Emagrecimento sem grandes sacrifícios.
  • O método adapta-se ao seu estilo de vida, então você não sentirá grandes impactos no seu dia a dia, algo que não ocorre quando você faz aquela dieta que seu médico geralmente aconselha fazer.
  • Gera resultados em pouquíssimos dias. Quem não quer livrar-se de um problema o quanto antes?
Esse é o marketing de atração que vai despertar o desejo de consumo em um tipo de persona específico.
Você não precisa fazer aquele discurso do melhor produto uma vez que apresentou de forma estratégica a solução para o problema enfrentado pelo jovem obeso.
Esse é o discurso dos grandes especialistas em vendas online que geram milhões mundo afora.
Então basta alinhar sua oferta com o público correto e a mágica da venda online acorre de uma forma espetacular.

Para tornar essa estratégia de marketing de atração ainda mais eficiente é fundamental que se tenha uma estrutura de vendas online bem eficaz

marketing de atração

Agora chegamos ao ponto da nossa estratégia de marketing de atração em que muitos torcerão o nariz por acharem que criar uma estrutura de vendas online é muito trabalhoso.

E quando falo em estrutura estou falando basicamente em criar uma máquina de vendas baseada no bom e eficaz e-mail marketing

Um afiliado que deseja ter sucesso não pode apenas depender de redes sociais e anúncios que enviam os leads diretamente para a página de vendas do produtor.

Como você já deve estar cansado de ouvir, “o dinheiro está na lista de e-mail” e isso nunca deixará de ser verdade.

Sua principal preocupação como afiliado deve ser construir listas qualificadas e responsivas e isso se consegue entregando recompensas digitais que selecionarão por si pessoas realmente interessadas no seu conteúdo.

Você pode seguir o método tradicional com a compra de um domínio e aluguel de hospedagem para criar seu site ou blog e integrá-lo a um serviço de auto-responder ou usar  ferramentas de automação e marketing.

Você precisa basicamente de recompensas digitais, páginas de captura e entrega de recompensa, auto-responder e uma sequência de e-mail muito bem configurada para fazer suas vendas.

Esse é o esquema básico de uma estrutura de vendas eficiente para sua estratégia de marketing de atração que vai te gerar um fluxo constante de leads, contanto que você saiba configurá-la corretamente.

Criando recompensas digitais eficientes 

Uma boa recompensa digital é aquela que atrai para o seu funil de vendas um lead qualificado, ou seja aquele que tem o maior potencial para vir a ser um cliente.

Ao criar sua isca digital entregue o melhor conteúdo possível e que vá resolver um problema específico do seu futuro cliente.

Pode até parecer contraproducente uma vez que resolvido o problema temos a impressão que o lead perderá o interesse em adquirir uma solução paga.

Isso porém não ocorre na prática, pois há a tendência natural de quem teve sua dor sanada com um conteúdo gratuito pensar:

“Se essa solução gratuita pode fazer tudo isso, imagine esse produto que está sendo indicado”!

Primando pela qualidade de suas recompensas digitais você estará fidelizando um público qualificado que sempre retornará

Mais do que retornar ao seu blog, Fanpage ou canal do YouTube, com certeza irá tornar-se um divulgador do seu trabalho.

Isso reverte em mais tráfego orgânico que é o sonho de todo criador de conteúdo.

Criar boas recompensas digitais não é um método muito complicado, pois você pode usar até mesmo um documento em Word.

Algumas formas eficientes de recompensa digital são:

  • E-books
  • Vídeos tutoriais
  • Podacast
  • Áudios motivacionais ou explicativos
  • Planilhas
  • Infográficos

Como divulgar sua recompensa digital e atrair leads qualificados

ímã

Você não quer chamar a atenção de pessoas que não estejam interessadas em seus conteúdos e ofertas, para isso capriche nas chamadas de suas headlines.

Entenda que em nossa estratégia de marketing de atração precisamos focar no avatar ideal, pois não queremos um público não comprador.

Isso pode soar pretensioso, mas deixando a hipocrisia de lado a meta é transformar público em clientes.

Ao fazer suas páginas de captura concentre-se em resolver um problema específico do avatar e não em oferecer gratuidades, porque o público que procura por soluções free é o pior possível e não nos interessa, sejamos realistas.

Então nas chamadas de suas páginas de captura (headlines) já começa a seleção do seu público alvo.

Exemplos de headlines ruins para seu negócio

  1. E-book grátis revela como ganhar R$ 10.000,00 por mês trabalhando 2 horas por dia
  2. Vídeo gratuito mostra como perder barriga em 5 semanas sem exercícios ou dietas
  3. E-book gratuito mostra como ganhar dinheiro todo dia no Hotmart.

Isso atrai um público desqualificado que procura soluções milagrosas que não existem

Além do mais as promessas são falsas, pois com certeza haverá a oferta do produto que realmente cumpre o prometido posteriormente, mas de forma paga.

Pessoas que passam a vida buscando facilidades e gratuidades raramente irão comprar algo de você, fica a dica.

Por outro lado um pequeno ajuste de comunicação faz toda a diferença na hora de selecionar seu público.

  1. E-book revela como pessoas iguais a mim e você estão faturando até R$ 10.000,00 ou mais todos os meses na internet.
  2. Emagreça em 5 semanas através do método meu jeito de emagrecer sem exercícios pesados ou dietas rígidas.
  3. Nesse vídeo eu mostro as técnicas que uso para vender todos os dias na internet os produtos da Hotmart.

As soluções foram apresentadas de forma coerente e sem falsas promessas, pois foi usada argumentação simples e direta com exemplos inclusive.

Atrair pessoas interessadas em aprender o caminho da solução é o segredo da venda por e-mail marketing.

O lead que busca conhecimento é o seu melhor cliente, pois são pessoas dispostas a pagar por ele.

Chamar a atenção desse cliente é seu principal dever no marketing de atração

Uma frase que tomo por verdade é que mais vale uma lista com 100 contatos onde 10 irão comprar sua oferta que uma lista com 1000 e-mails onde apenas uma pessoa compre.

Sequência de e-mail eficiente – O segredo das vendas constantes

e-mail

Uma sequência de e-mail eficiente aplicada às técnicas de marketing de atração é o que fará suas vendas serem constantes, porque o e-mail marketing é de longe o maior responsável pelas compras na internet.

Estima-se que 70% das vendas online foram influenciadas pelo e-mail marketing, segundo a KasterWeb, empresa especializada em desenvolvimento e marketing digital.

Fazer e-mail marketing não é enviar spam muito menos ser o “vendedor chato” que envia toneladas de ofertas diárias, pelo contrário.

Estratégias de e-mail marketing têm a única finalidade de vender, porém essa venda deve ser feita em 4 ou mais etapas dependendo do ticket (preço) do produto ou serviço oferecido.

Vou apresentar uma sequência de cinco e-mails simples que podem servir de base para sua estratégia.

Lembre-se de sempre entregar o link de download da sua recompensa digital no primeiro e-mail da sequência.

Esse e-mail será enviado assim que o lead deixa o contatol em sua página de captura.

Esse procedimento é de extrema importância para evitar os espertinhos de plantão.

Há pessoas que preenchem o formulário de captura com e-mails fake apenas para pegar sua recompensa digital.

Entregando sua recompensa na caixa de entrada do lead elimina-se esse tipo de e-mail em sua lista.

E-mail 1

Nesse primeiro e-mail além da entrega da recompensa você irá se apresentar e falar um pouco de você.

É um e-mail de boas vindas e nunca faça ofertas, isso não é legal no primeiro contato.

No marketing de atração mais importante que atrair é manter o lead interessado no que você tem a dizer.

Então não seja desagradável agindo com um vendedor inoportuno.

Seja informal e use sempre uma linguagem em primeira pessoa tratando o lead como se fosse o único de sua lista.

É o momento de preparar o terreno falando dos problemas da persona sem apresentar a solução.

Então deixe sempre uma observação sobre o que será entregue no próximo e-mail.

Esse procedimento chamado loop habitua seu futuro cliente a abrir mais facilmente seus e-mails.

Melhor que falar é mostrar um exemplo prático, então vou deixar um dos e-mails que uso abaixo como exemplo

Olá tudo bem?

Aqui é o Rogério do Mundo Digital Box.

Quero de te dar as boas vindas!!! 

Se você está recebendo este E-mail é porque se cadastrou para descobrir uma nova forma de ganhar dinheiro com negócios através da internet.

Antes de entrar em detalhes, peço por gentileza que adicione meu E- mail rogerio@mundodigitalbox.com como contato no Gmail, Outlook, Yahoo, ou o que for, para garantir que você receba todos próximos e-mails. 

Você receberá conteúdos com passo a passo, explicando como isso acontece e como milhares de pessoas tem mudado de vida, através da internet.

A próxima vida transformada poderá ser a sua.

Ultimamente no mundo conectado e cheio de inovações que vivenciamos é necessário agarrar as oportunidades, viver de maneira intensa, aproveitar cada instante e não permitir que os problemas, principalmente a falta de dinheiro, se tornem contratempo para concretizar os sonhos mais íntimos, não é mesmo?

Ressalto que não importa o tamanho dos seus sonhos, o que realmente importa é acreditar que é possível alcançá-los.

Então como Prometido CLIQUE AQUI para baixar seu e-book sobre marketing digital para iniciantes.

No próximo e-mail tenho algo incrível pra te mostrar…

Grande abraço!

Rogério

Email 2

Neste segundo e-mail você irá compartilhar com seu lead algo de extremo valor que irá ajudá-lo a resolver um problema.

Pode ser uma experiência que você tenha tido com um produto que promove ou um estudo de caso.

Aqui deixo uma dica importante: conheça muito bem o seu produto antes de oferecê-lo.

Muitos pecam nesse sentido oferecendo soluções que mal conhecem visando apenas o lucro.

As boas práticas de comunicação e principalmente as boas indicações de produtos são ao meu ver dois pilares importantes numa estratégia de marketing de atração de sucesso.

Então nesse segundo e-mail o foco é ajudar o lead revelando soluções que funcionem.

Você pode compartilhar nesse e-mail um artigo do seu blog mostrando um passo a passo de como fazer a primeira venda no Hotmart.

Ou pode dar dicas de dietas que tenha experimentado ou mostrando os resultados de outras pessoas.

O importante é gerar valor gratuito preparando o terreno para sua oferta posterior, mostrando o seu sucesso ou o de outras pessoas que utilizaram os métodos encontrados na sua oferta.

Mais uma vez você deixará um loop para o próximo e-mail onde entregará mais valor ainda, entendeu?

E-mail 3

No terceiro e-mail você entregará mais uma dica ou estratégia e despertará no lead o desejo de ler o próximo e-mail.

Isso porque no quarto e-mail da sequência será apresentado o seu produto com a solução definitiva da dor do seu avatar.

É hora de fazer uso dos gatilhos mentais.

Eles projetarão na mente do seu lead a transformação trazida pela sua oferta.

Sendo assim lembre-se que as pessoas não compram produtos, mas transformações para suas vidas.

Bons exemplos de loop para o quarto e-mail seriam:

  • No próximo e-mail vou te mostrar como fiz para conseguir criar meu negócio online do zero…
  • No e-mail de amanhã vou te mostrar como a Mariana emagreceu 5 quilos em 4 semanas
  • No próximo e-mail vou te revelar como fiz para vender mais como afiliado…

E-mail 4

Esse é o e-mail mais relevante da sequência e precisa ser estrategicamente elaborado para influenciar o lead.

Nele você falará da solução das dores do lead através da sua oferta irresistível, focando sempre na transformação de vida do lead após adquirir sua solução.

Mostre que seu produto ou serviço é um método fácil de ser aplicado e por isso pode gerar uma incrível mudança de estado na vida do seu lead.

Então use e abuse de termos como:

  • Passos simples.
  • Fácil aplicação .
  • Resultados garantidos (com provas reais, sem falsos depoimentos).
  • Método comprovado.

Mostre provas sociais e nunca invente resultados, por isso a importância de conhecer muito bem a oferta.

Lembre-se que o marketing de atração baseia-se sempre na satisfação do cliente com informações que o encantem e conquistem.

Agora desperte o sentimento de urgência e faça o lead acreditar que o momento da aquisição é agora e que se deixar para depois pode não mais conseguir efetuar a compra.

Exemplos:

  • Aproveite  o último dia.
  • A oferta termina às 23h 59min.
  • Últimas vagas.

Nessa altura seu lead já sabe da qualidade da sua oferta e que ela é capaz de resolver seu problema , então só falta tomar a decisão de compra.

Use comandos simples mas que estimulem a tomada de ação por parte do cliente.

  • Clique aqui e comece sua mudança de vida…
  • Clique aqui para saber mais…
  • Sim, eu quero mudar agora!

O segredo da oferta irresistível é mostrar nesse e-mail a transformação de vida e os benefícios trazidos para o lead, então não poupe o uso dos gatilhos mentais.

Quanto mais uma ideia é apresentada ao lead, melhores são os quadros mentais projetando sua vida transformada logo depois de sanados seus problemas.

E-mail 5

Esse é o e-mail onde você irá agradecer aos seus clientes que adquiriram sua oferta e encaminhar os céticos para outra sequência de e-mail.

Por isso é importante que seu auto-responder conte com recursos avançados de tags e gatilhos inteligentes.

Os leads que adquiriram sua oferta não podem mais ser incomodados com a oferta do mesmo produto ou serviço.

Em contrapartida os leads que ainda têm dúvidas ou não estão no momento da compra precisam ser nutridos com mais informação.

Conclusão 

O marketing de atração ou inbound marketing não se resume a apenas isso.

Porque essa é apenas uma estratégia que uso como afiliado para atrair leads qualificados para minhas páginas de captura.

A principal ideia do inbound marketing é sempre nutrir o público alvo com o máximo de informação de valor para conquistar sua confiança.

Como último lembrete deixo uma verdade do marketing que você deve sempre lembrar:

As pessoas só compram de quem elas conhecem. gostam e confiam, nessa ordem.

Por isso preze pela produção de conteúdo de alto valor sempre, quer seja no seu blog, redes sociais ou qualquer outra mídia.

Gostou do conteúdo? Caso sim, compartilhe em suas redes sociais e deixe seu comentário com sugestões ou críticas, pois ele é muito importante para mim.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Marketing de Atração - Estratégia Matadora Para Afiliados
Author Rating
51star1star1star1star1star

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *